Andar com um caminhão apresentando defeitos nunca é uma boa ideia. Confira alguns sinais que indicam que o seu veículo precisa de conserto urgente!
Fumaças estranhas
Durante o deslocamento, é um pouco complicado para o condutor analisar a coloração da fumaça de escape do motor. Mas você pode estacionar em uma garagem ou em um posto, dar a partida e observar a cor e o aspecto. A fumaça pode apresentar 3 cores distintas: branca, cinza ou preta — esta última indica que o motor está com problemas. Os diagnósticos mais comuns são:
- condição térmica desregulada;
- problemas com o catalisador;
- excesso de entrada de óleo no motor.
Desgaste irregular dos pneus
Esse é um defeito clássico e muito conhecido. Verificar o desgaste dos pneus é indispensável, pois essa condição pode indicar a presença de diversos problemas, como desalinhamento das rodas, distribuição desigual de peso, entre outros. O desgaste irregular indica a necessidade de ações, como alinhamento, balanceamento, geometria ou uma checagem mais detalhada para descobrir o motivo de não haver contato correto com o piso.
Limagem no óleo
Durante a troca do óleo, é preciso analisar aspectos do óleo retirado, como coloração e viscosidade. Considerando que diversas peças do motor possuem ímãs, se existir problemas de choque desproporcional entre elas, aparecerão resíduos metálicos no óleo. Se for detectado esse estado de limagem, investigue, pois algo não está funcionando como deveria.
Perda de força
Se o seu veículo perder a força em subidas que antes enfrentava sem dificuldades, fique atento e procure um mecânico para investigar a origem do problema, pois muitos fatores podem gerar essa situação, como: obstrução dos filtros de ar, intercooler quebrado e problemas no módulo de injeção ou no controle de saída de ar.
Transmissão emperrada
Observe se as marchas se encaixam com precisão ou se estão emitindo algum ruído estranho. Caso identifique algo irregular, como aquela conhecida emperrada durante a troca, pode haver algum defeito nos anéis sincronizadores ou até no trambulador — ferramenta que faz com que o movimento de ativação de uma marcha seja direcionado ao câmbio.
Amortecedores não seguram o peso
Perceba o funcionamento dos amortecedores ao passar por uma elevação ou lombada. A função desses componentes é suportar a suspensão quando ela é arremessada para cima. Se o caminhão balançar, com certeza há problema nessas peças. Isso também pode levar à perda do líquido hidráulico, bem como encurtar a durabilidade dos pneus.
Freios com barulho ou perda de capacidade
Se houver ruídos ao pisar no freio em uma reta, ou mesmo em uma descida acentuada, fique atento! É bem provável que o sistema de freios do seu veículo esteja com defeito, o que pode colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco.
As causas mais comuns de problemas em freios são:
- rachaduras e quebras no tambor;
- pastilhas gastas;
- catracas desreguladas;
- folga nos braços de acionamento do freio.